sábado, 17 de setembro de 2011

A EDUCAÇÃO INFANTIL

Autor: Dione Oliver

RESUMO

Falar sobre a Educação Infantil hoje é considerada uma das etapas mais importante de todo histórico escolar, sabendo que logo nos primeiros anos e que enxergar será refletido como um espelho no futuro, a infância, requer um conhecimento e vontade de redescobrir o que realmente importa: a vida.Infelizmente alguns professores são desconsiderados por darem aula neste primeiro momento, profissionais que atuam aqui muitas vezes são desmotivados, a Educação Infantil é o elo entre o principio e o fim. Entende-se esse período como sendo o da descoberta, onde estabelece o amor ou ódio entre o aluno e a escola, pois será neste ambiente em que passaram no mínimo quatorze anos de suas vidas, é uma longa trajetória,Educação para todos, essa é a frase, é fazer acontecer. É aqui na infância que se aprende, brincar, arriscar, sonhar desenvolver em todos os aspectos e sentidos que possam ser explorados.

Palavras-chave: Conhecimentos; Cidadania; Liberdade.


1 INTRODUÇÃO

E Educação Infantil o primeiro período em que a criança precisa de auxilio pedagógico, como se sabe Peda ( ) , gogia ( ) é uma palavra interessante , com um grande significado em toda uma essência.

No Brasil a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional chama o equipamento Educacional que atende crianças de 0 a 3 anos, o que atende crianças de 4 a 6 anos chama-se Pré-Escola.

Atualmente as crianças da Pré-Escola devem obrigatoriamente estar matriculados no primeiro ano do Ensino Fundamental.

Lei N° 144/2005, foi aprovado pelo senado em 25 de Janeiro de 2006 que declara a duração mínima de 09 anos para o Ensino Fundamental com matricula obrigatória aos 06 anos.

Nos tempos passados os status das crianças eram nulo, eram totalmente dependente do pai, tanto é o absurdo que em tempos passados os filhos eram vendidos. Com a Ascensão da igreja passou a haver mudanças, embora tenha sido a tempos atrás, ainda fazemos parte dessas mudanças.

[...] Quando se fala em educação infantil, obrigatoriamente pensa-se em infância. Época de muitos momentos que passam, uns bons, outros ruins; talvez por terem causado algum trauma e tem também aqueles momentos que foram totalmente esquecidos, perdido na memória. Muitos fatos desses esquecidos aconteceram na escola e que fizeram a criança esquecer parte do seu aprendizado. [...] ( SILVA, Sonia das Graças; 2009)


2 A ORIGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL

Um fator interessante nesta origem é que a Educação Infantil surgiu em caráter de Assistência a Saúde e Prevenção a Vida, nada relacionado ao fator Educacional. Segundo Souza (1986) “[...] A Pré-Escola surgiu da urbana e típica sociedade industrial, não surgiu com fins educativos, mas sim para prestar assistência e não pode ser comparada com a história da Educação Infantil, pois esta, sempre esteve presente em todos os sistemas e períodos educacionais a partir dos gregos [...]” a principal preocupação hoje do Estado e que nossas crianças sejam alfabetizadas.

O Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990, Lei N° 8.069/1990 Art. 54 diz: “È dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente... Parágrafo IV: Atendimento em Creches e Pré-Escolas as crianças de 0 a 6 anos de idade.

Saber que não estamos ilhados, com tanta responsabilidade diante de nossos futuros governantes, nos dá bases solidas para continuar a caminhada, as famílias têm o direito e o Estado o dever, está já é considerada uma conquista, hoje se pode explorar o máximo do assunto alfabetização assim como um projeto pedagógico.

A LDB 9.394/96 foi a primeira a incluir a Educação Infantil, a quem diz infelizmente, porem existe os que defendem a causa por esta lei ainda não esta sendo obrigatória, essa lei garante a primeira parte da Educação Básica.

Trabalhar com leis nos apoiando, direcionando, conduzindo-nos faz a diferença o profissional se sente seguro e motivado a trabalhar e aceitar as modificações. “Afinal um dia a gente aprende” (SHAKSPEARE, Willian).

3 EDUCAÇÃO INFANTIL E A INFÂNCIA

E Porque não dizer que a Educação Infantil e a Infância são elos? Uma vez que o aprendizado é o carinho que adquirimos nesta tenra idade de 0 a 6 anos é que faz a diferença em toda uma vida. Pois são informações que acompanhará o individuo, e a educação é fundamental no desenvolvimento da cidadania.

ROUSSEAU diz: “ É preciso repensar seriamente no significado da infância, que por sua vez deve ser educada a partir do nascimento; pois trata-se da formação do ser humano”, deve-se comprometer-se a essa proposta todos que ousam assumir a missão de educar uma criança, seja pais, professores, padrinhos, tutores.

Diante disso é indispensável pensar sobre estrutura, desde predial e emocional do ambiente escolar, que deve dar conforto, estrutura para que o professor tenha como realizar seus planejamentos e projetos, claro, isso visando sempre uma educação saudável e diferenciada aos infantos. Na Educação / Infância deve haver processos culturais para que haja respeito mútuo, para que perante a sociedade tornemos cidadãos, praticando a cidadania. É preciso propiciar possibilidades em bases sólidas.

A Educação infantil e infância sempre foi reconhecida como uma etapa da vida que merece atenção, respeito e trabalho, pois para tal fase deve-se modelar o indivíduo. Séculos anteriores a educação infantil era praticamente para atender pobres e abandonados, depósitos de crianças, seria a melhor palavra; onde os pais pela necessidade de ganhar o sustento, deixava suas crianças aos cuidados de terceiros.

Hoje os tempos mudaram Educação Infantil é uma dádiva, hoje todas as crianças tem o direito e dever de ir á escola. Desde o maternal a criança precisa de cuidados, compreensão; atualmente os professores (antigas tias) devem ter uma formação continuada, para que aprenda a ter uma relação saudável com essas crianças, o aprendizado inicia ao nascer e finaliza ao morrer, é por toda a vida.

Como mencionado anteriormente, as crianças não eram vistos assim, como cidadãos. A Educação Infantil hoje é vista, não apenas um lugar onde as crianças passam o tempo e sim como um lugar onde a criança desenvolve o aprendizado; diante dessa afirmação declara-se que a criança é o nosso tesouro.

A Educação Infantil teve um grande avanço no âmbito da lei e política pública, dando um novo rumo a esta história. Quando se fala sobre educação infantil, grande quantidade de escolas visam preparar a criança para o futuro, alfabetizá-la, bons modos, porém o grande problema pode estar nesta visão; não deveríamos ou não se deve aceitar uma escola com visão tão futura, deve-se querer que a cidadania aconteça hoje, e não torná-la um dia uma realidade. Muitos acreditam que pensar em um dia ser, deixa-se de estar presente no agora.

Criança deve vivenciar sua infância, brincar, saltar, conhecer, reconhecer, praticar a vida. Deve-se lembrar que a infância de hoje, não é a de ontem devido avanços tecnológicos, sociais, culturais, políticos entre outros.

Levar as crianças mais cedo para a escola está dominando a globalização, conclui-se que mais cedo estão sendo alfabetizados e se o profissional que estiver na frente desse trabalho não ter bom senso, propuser atividades associadas a infância e educação infantil, teremos máquinas de sobrevivência e não adultos saudáveis.

Não tem como falar sobre um assunto tão interessante como este e não dar ênfase ao profissional diretamente ligado á educação.

Segundo Silva 2009: “Para que a escola seja possível é necessário que não nos preocupemos apenas com as habilidades e conhecimentos que a criança irá adquirir com os conteúdos preparando-a para a fase adulta, mas a vivência da criança, no hoje, no agora.”

4 CONCLUSÃO

Quando nos referimos á educação logo visamos um futuro promissor da sociedade, porém a realidade é outra, a falta de desenvolvimento ainda é um grande inimigo para o crescimento. O Brasil têm-se mostrado preocupado em relação a isso, a criação de programas governamentais é uma prova disso, pois com a evolução da qualidade do ensino, mesmo que seja pequena, resulta em uma mudança significativa.

Devemos cuidar mais das nossas crianças e dos adolescentes, a valorizar mais a infância pois é nessa fase que elas começam a formar dentro de si o conceito do que é viver e sua personalidade. Hoje muitas vão á escola desde muito pequenas o que nos dá a esperança de um futuro mais alfabetizado e com menos índice de pobreza.

Participar dessa mudança, acompanhar desde o começo a evolução da criança é um presente para o professor, para a escola e principalmente para os pais, pois nos dá a certeza que essa parceria: escola e pais deu e dá certo, o que significa que esse elo somado a um selo de qualidade de ensino proporciona uma educação mais feliz e um futuro próspero.


6 REFERÊNCIAS

SILVA,Sonia das Graças Oliveira. Infância: Educação e Cultura. Minas Gerais: UFJF, 2009.

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