sábado, 17 de setembro de 2011

Estágio Gestão Escolar

Autor: Dione Oliver

1 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO


Entender a posição de um Gestor Escolar e tuas implicâncias, mostrando que dentro de uma Instituição Escolar existem várias formas de exercer a função gestora.
E que é o Gestor responsável pelo desenvolvimento da sua equipe multidisciplinar.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA (GESTAO ESCOLAR)

(...) os homens transformam as circunstâncias e o próprio
educador precisa ser educado (...). A coincidência da mudança das circunstâncias e da atividade humana ou auto mudança só pode ser considerada e compreendida racionalmente como práxis revolucionária (MARX, 1845-46/2007: 100).



Notar o que Vygotsky (1927/2004), apoiado em Marx e Engels (1845-46/2007), apontam o canal do contexto particular de ação para a compreensão dos sentidos dos participantes atuação. O contexto diretor não pode ser entendido fora do contexto das discussões sobre a função da escola e das suas transformações interdisciplinares, culturais e políticas, ocorridas na sociedade.

Gestão é participação, um trabalho associado a pessoas discutindo situações, decidindo e agindo sobre elas, pois o sucesso da empresa escolar, depende da ação em conjunto, da vontade coletiva, esforço da equipe supervisor, orientador, professor, aluno, pais e direção administrativa e pedagógicas que viabilizem a solução de problemas com resultados na realização dos fins educativos.

O gestor estabelece um conjunto de objetivos, um planejamento iniciando com a definição sobre a organização ou subunidade que deseja alcançar, a identificação de prioridades e a determinação de seus fins possibilitará uma utilização eficaz dos recursos.
Os gestores não conseguem cuidar de todas as tarefas ao mesmo tempo, por conta disso é necessário realizar a seleção de prioridades baseados em argumentos consistentes.

• Metas
• Probabilidade de sucesso
• Urgência
• Importância
• Grau de dificuldade
Por ser uma tarefa de inúmeras atividades conta também com a equipe, formada por Supervisores, Orientadores, Professores, mesmo assim existem tarefas que cabem apenas para o gestor realizar podendo ser citado aqui, reunir o corpo docente, por exemplo, para comunicação de novas normas legais, diretrizes pedagógicas e mudanças na rotina de trabalho.
O gestor, deve possuir alguns mecanismos para elaboração e divulgação, o mesmo deve desenvolver habilidades e saber trabalhar em equipe.
A Constituição Federal no artigo 205 diz: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da Família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
Diante deste ponto de partida o gestor ganha, possibilidade de trabalho, ele (gestor) administra a escola e deve munir-se de força para realizar o que lhe é proposto.
Um Gestor deve deixar de lado o tradicional modelo de autoridade, achar que apenas ele pode ter o controle de tudo, deve entender que seu trabalho será feito com grandeza a partir do momento em que esse trabalho seja feito em equipe, para que isso ocorra o diretor escolar deve evoluir para que possa formar equipes coletivas onde juntas irão propiciar a distribuição da autoridade de forma adequada a atingir suas metas e identificá-los com a transformação social.
O Gestor deve entender que não basta que a lei determine o ensino, o gestor deve vê-la como garantia do direito à Educação, independente de raça, condições sociais, culturais e outras.
Ele (gestor) traz a essência de administrar, elaborar, acompanhar o projeto de qualidade de Educação, mesmo que este seja feito através do PPP, que tem por fim caracterizar a organização da escola.
Existem vários tipos de gestor em uma escola, o gestor financeiro, gestor pedagógico, gestor administrativo, o qual mais se tem contato é com o Gestor pedagógico, este é o que reuni a equipe multidisciplinar, trata diretamente com o supervisor, Orientador, mas isso não diminui sua responsabilidade.
O Gestor deve ser atualizado a novas tendências, procurar estar em formação continuada, pessoas modificam, idéias evoluem e o profissional que não acelerar vai ficar pra traz.

3 OBJETIVOS

Entender que o Gestor escolar esta apto a responder questões legais e diretrizes.
O diretor não pode ser entendido fora do contexto das discussões sobre a função da escola e das suas transformações interdisciplinares, culturais e políticas, ocorridas na sociedade.
Reconhecer no diretor um profissional em formação continuada, que esteja a disposição da comunidade.


4 METODOLOGIA

Será realizada uma entrevista com um Profissional da Área de Gestão Escolar, este responderá dez questões, que nos fará ter noção de como tem sido elaborado os projetos escolares, e nos ajudará a não cometermos os mesmos erros caso existam. Verificar se a gestão exercida encontra-se dentro das diretrizes e questões legais.
Em seguida serão anexadas as questões e respostas dos profissionais.

GESTAO ESCOLAR – Estagiária Dione

1.“Bons líderes fazem as pessoas sentir que elas estão no centro das coisas, e não na periferia. Cada um sente que ele ou ela faz a diferença para o sucesso da organização. Quando isso acontece, as pessoas se sentem centradas e isso dá sentido ao seu trabalho” (BENNIS, 1997 apud BLOG, 2007). Como Gestor, acreditando na Educação, e por isso está na frente de uma Instituição Escolar, qual é sua posição diante do que Bennis diz, qual a importância que dá aos seus profissionais e colegas de trabalho? Como você se vê diante da diferença?
2. A definição de liderança envolve duas dimensões. A primeira é a capacidade presumida de motivar as pessoas a fazerem aquilo que precisa ser feito. A segunda, todavia, é a tendência dos seguidores de seguirem aqueles que eles percebem como instrumentais para satisfazerem os seus próprios objetivos pessoais e necessidades. Partindo-se do princípio de liderança, qual é sua ação ou uma palavra pessoal em relação aos seus subordinados?
3. Há bem pouco tempo, falava-se em administração escolar, que compreendia as atividades de planejamento, organização, direção, coordenação e controle. Você acredita que exista uma dinâmica interativa entre ambas?
4. As grandes e contínuas transformações sociais, científicas e tecnológicas passaram a exigir um novo modelo de escola e conseqüentemente, um novo perfil de dirigente, com formação e conhecimentos específicos para o cargo e a função de diretor-gestor. Qual sua opinião a respeito?
5. Qual a função primordial do gestor escolar, baseada na liderança e competência?
6. O que é para você, participar da gestão democrática e que o significa?
7.Como chegou a exercer a função atual e, quais foram os primeiros desafios?


ANALISE – Dione

Em meias idas e vindas, encontrar um gestor com um olhar atento nos dias atuais é um balsamo a nossa vida profissional, nos faz acreditar que nem todos estão com um olhar indiferente a Educação, fazer a separação do profissional e o pessoal já estamos em vantagens. O saber propor me encanta, uma vez que tudo que vamos fazer em equipe deve ter um líder sim, mas esse líder tem que ter um olhar promissor e para uma aprendizagem significativa.
Gostei da forma como foi colocada a questão liderança por esta gestora, ela não deixou de lado a questão confiança, porque o professor, coordenador tem que se sentir seguro para exercer sua função com qualidade. A questão de ouvir mais e confiar em seus liderados já o faz um bom líder.
Estar organizado, manter-se metódico, faz com que planejamentos, direção, coordenação, organização faz uma gestão rica em desenvolvimento.
Volto a dizer estar atento, conhecer a equipe e possíveis deficiências, necessidades da comunidade dará suporte para que haja suporte para traçar alternativas.
O ser humano é dotado de sensibilidade, isso se nota claramente quando o assunto esta relacionado na área de Educação. O acreditar na Educação nos torna seres capazes de mudanças é notório que algumas providencias devem ser tomadas e com isso muitos problemas serão solucionados como por exemplo salas superlotadas.
Prof Dione Bernadete Comso dos Santos de oliveira

REFERÊNCIAS


Disponibilizado em: www.fundamentacao-teorica-sociedade.html – Acesso em: 13 de fev.2011.

Marx e Engels (1845-46/2007)

Vygotsky (1927/2004)

Disponibilizado em: www.fundamentacao-teorica-sociedade.html – Acesso em: 13 de fev.2011.

Disponibilizado em: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/edinf03.htm - Acesso em 15 de Mar.2011.

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