Autor: Dione Oliver
RESUMO
A finalidade dos PCN é mostrar com qualidade que os alunos possuem capacidade de enfrentar o mundo atual como pessoas capacitadas e conhecedoras de seus direitos. Eles servem como referência para os professores desenvolverem bons planejamentos; respeitando a pedagogia, a pluralidade cultural, onde tornam- se flexíveis. Nos PCN todos os assuntos temáticos indicam perspectivas de abordagem e focalizam a importância local mostrando como fazer conexão entre conteúdos diferenciados; exemplo: temas transversais.
Palavras-chave: Conhecimentos; Planejamento; Lúdico.
1 INTRODUÇÃO
Não tem como falarmos sobre conteúdos sem saber o que isso significa, diante disso sabe- se que; conteúdos Conceituais: ecossistemas, biosfera, relações alimentares e ecologia. Conteúdos Procedimentais: desenvolvimento de técnicas de observação e documentação, elaboração de textos livres, oficinas de reciclagem, entre outros. Conceitos Atitudinais: Promover expressão de idéias e respeito mútuo, desenvolver uma melhor consciência sobre a preservação do meio ambiente,ente outros. PCN é considerado um dos níveis de planejamento que determinam, de certa forma o trabalho docente que contribuem na definição da seleção dos conteúdos de ensino.
O processo de ensino- aprendizagem de ciências naturais como já foi mencionado em cima deve ter como base os conteúdos Conceituais. Já era sem tempo dar novas dimensões, a partir dessas dimensões os professores devem indicar a organização dos conteúdos em eixos temáticos; visando desenvolver a competência e habilidades são elas: comunicar, representar, investigar, compreender e contextualizar socialmente ou historicamente os conhecimentos.
Com relação a isso os PCNEM (p.305) é atribuído aos professores a responsabilidade da seleção de conteúdos assim colocando:
[...] A parti de problemáticas contemporâneas, que envolvem a construção da cidadania, pode- se selecionar conteúdos significativos para a atual geração. Identificar e selecionar conteúdos significativos são tarefas fundamentais dos professores, uma vez que se constata a evidência de que é impossível ensinar “toda a história da humanidade”, exigindo a escolha de temas que possam responder ás problemáticas contundentes vividas em nossa sociedade, tais como as discriminações étnicas e culturais, a pobreza e o analfabetismo. A organização dos conteúdos por temas requer cuidados específicos com a escolha dos métodos. [...]
2 PROJETO PEDAGÓGICO E A IMPORTÂNCIA DO ENSINO – APRENDIZAGEM
A principal preocupação das instituições de ensino é explorar o máximo do assunto elaborando assim um projeto pedagógico, como ecologia, biosfera entre outros. Para o projeto pedagógico pode-se dividir os conteúdos em; conteúdos conceituais, procedimentais e atitudionais.
O professor tem uma grande importância na evolução vital de cada aluno, pois é dele que virá as respostas de tantas perguntas que os alunos têm em relação ao mundo. É a partir dessas respostas que surge o ensino- aprendizagem principalmente de ciências naturais.
O conhecimento de ciência sociais possibilita ao educando e ao educador, o significado, a importância social e a relevância de tais informações, os transformando em temas; como por exemplo: “Vida e Ambiente”, “Ser humano e Saúde” e “ Tecnologia e Sociedade”.
Para VIDAL, Eloísa e VALENÇA, Isabel (1998)
[...] o desenvolvimento de atitudes e valores é tão essencial quanto o aprendizado de conceitos e de procedimentos. Nesse sentido, é responsabilidade da escola e do professor promoverem o questionamento, o debate , a investigação, visando o entendimento da ciência como construção histórica e como saber prático, superando as limitações do ensino passivo, fundado na memorização de definições e de classificações sem qualquer sentido para o aluno.[...]
Com pesquisas feitas com alunos do ensino médio, pode-se perceber que em muitos casos há uma falta de estrutura de ensino, vindo do ensino fundamental. Pesquisas como ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) a carência de informação e a falta de um bom projeto pedagógico, o qual o aluno não teve a oportunidade de se aperfeiçoar, conhecer, responder perguntas com coerência.
O que fazer diante de tais fatos? Quem culpar? É culpa dos alunos ou dos professores? São perguntas que infelizmente ficam com suas respostas a desejar. Sabemos que nos dias de hoje o ensino não se limita apenas as crianças, hoje jovens e adultos são mais presentes em sala de aula em busca de crescimento e informação. Para essa complicada situação o melhor a fazer é tentar não cometer os mesmos erros no presente e no futuro, criar uma estrutura pedagógica. Existem várias formas de planejar uma estrutura pedagógica como; realizar passeios pedagógicos, avaliações onde além de avaliar os alunos os educadores também podem se auto-avaliar e aperfeiçoar suas formas de ensino.
3 CONCEITOS ASSOCIADOS A CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS
Repensar sobre atitudes dos professores nos dias atuais, deve-se reviver os ensinos em aprendizagem.
3.1 CLASSIFICAR
É uma habilidade referente a realização de grupos ou separação de objetos, isso estimula a criança a ver ordem em seu mundo, a pensar sozinha, a fazer suas próprias conclusões. Classificar é essencial no estudo dos seres vivos.
3.2 ANALISAR
É a forma em que pode entender melhor sobre o que está aprendendo, ou seja, analisando pode- se dividir o conteúdo em partes para conhecê-lo melhor. É essencial para adquirir soluções de problemas ou na elaboração de questões sobre o que é observado.
3.3 COMPARAR
É a oportunidade que os alunos tem de imaginar, observar diferenças e semelhanças. Conseguem definir o que está no presente e o que esteve no passado, em forma de comparação. Estimulando assim sua sensibilidade para futuras observações.
3.4 DECIDIR
Revela ao aluno o que deve ser feito, composto de valores, análises e respostas de questões problemáticas, respostas essas que decifram o que deve ser feito e o por que. Se esse conteúdo for feito de forma correta, ou seja, for discutido livremente em sala de aula, os alunos podem criar valores para o resto da vida, valores que mudam o seu dia- a- dia, e o tornam um ser humano melhor.
Ao falar sobre atitudes dos professores vê-se a necessidade de incluir esses conteúdos. Não foram todos os conteúdos citados, porém foram destacados os mais importantes e indispensáveis.
4 CONCLUSÃO
Chamou a minha atenção para as tendências atuais. Por ser uma determinação que todos os professores devem ser graduados, professor virou produto de luxo.Alguns entram em faculdades apenas para obter seu “diploma”, e deixa a desejar em sua competência. Dedicar aos estudos?Será? Quem perde por isso senão nós mesmos?Que qualidade de professores teremos daqui uns 10-15 anos? São coisas que não devem deixar de serem citadas.
Trabalhar com conteúdos conceituais, procedimentais e atitudionais valorizam a vida , facilita o aprendizado, a explicação; traz conhecimento científico e dá inovação. O aluno sai daquela posição carteira / quadro negro, para dar realidade, tocar, sentir o conteúdo em sala aplicado. Projetos pedagógicos O estudo da Macroeconomia dá ênfase a questões de curto prazo ou conjunturais, relacionadas com o nível de atividade, de emprego e de como ecologia, biosfera, cadeia alimentar entre outros desenvolve no aluno um bom senso em relação aos ciclos vitais e valorização ao meio em que se vive, aprender e crescer.
Diante dos conteúdos procedimentais o fazer visitas em parques, museus, oficinas de reciclagem promove vida, estimula o fazer. Trata-se de um elo – uma corrente entre esses contextos: CONCEITUAIS = PROCEDIMENTAIS = ATITUDIONAIS; um leva ao outro finalizando com expressões de idéias e respeito mútuo. Juntos desenvolverão ( os alunos) uma consciência sobre o preservar da natureza, participação e conscientização. Tudo isso faz com que o aluno se prepare para viver em uma sociedade, sua aprendizagem passa a ser consciente e sistematizado. Trabalhar com conhecimento prévio é muito importante para a Educação.
6 REFERÊNCIAS
CARRACHER, Terezinha Nunes. O método Clínico: usando os exames de Piaget. São Paulo: Cortez, 5ª Edição, 1998.
FND, Ciência hoje das crianças Julho de 2001
PCN – Parâmetros Curriculares Naturais – Ciências naturais . Brasília, 1998
ZABALA, Antoni. Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula . Artmed, 2ª Edição
Nenhum comentário:
Postar um comentário