sábado, 17 de setembro de 2011

Projeto TCC

Autor:Dione Oliveira

1 Dificuldade na Aprendizagem & Dislexia


O tema escolhido é Dificuldade na Aprendizagem, a partir dessa idéia, surge o interesse em conhecer mais a Dislexia, onde muitos acham que é um distúrbio, outros até dizem que é um dom, portanto a finalidade desse projeto é buscar esclarecer que um disléxico tem a mesma oportunidade de aprendizagem como qualquer outra pessoa ‘NORMAL’.

2 OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS


- Objetivo geral: Demonstrar que o aluno Disléxico, aprende da mesma forma que os demais, apenas de maneira diferenciada necessitando que seja detectado e aplicado método diferenciado.

- Objetivos específicos:
*Verificar a que proporção está sendo o desenvolvimento dos disléxicos em sala de aula;
* Constatar seus desempenhos e suas dificuldades;
* Perceber que existem variadas formas de um disléxico aprender, ora é muito ativo e inteligente, ora se mostra um pouco retraído e com dificuldades de convivência.

3 JUSTIFICATIVA

a) Relevância pessoal
A Dislexia tornou-se importante para mim, pois é uma visão, um fato, um desvio que tende a mudar os conceitos em relação a esse comportamento tão pouco divulgado, isso leva-nos a pensar, perceber, prestar mais atenção nos comportamentos dos alunos, percebe-se que ensinar vai alem de algumas possibilidades, é necessário um conhecimento profundo sobre tais situações, porque não sabemos quando depararemos com os mesmos.
Tornar publico alguns relatos trará informações de formas claras e precisas.
Os estágios cognitivos de Piaget dão a direção, o rumo que deve ser o desenvolvimento, agora cabe a cada um partir dos princípios e analisar com eficácia fazendo com que tome o rumo desejado, ou seja, conseguindo diagnosticar tais desvios de aprendizagem e estimular o desenvolvimento intelectual da criança.


b) Relevância social

Trabalhar o tema “Dificuldade na Aprendizagem & Dislexia” é uma oportunidade de explorar um assunto onde existem muitas duvidas, tabus, uma vez que se trata de um defectil que tem sido muitas vezes desconsiderado por alguns especialistas e em convívio familiar.
Ainda hoje no século XXI, existem pessoas com mais de 30 trinta anos que estão tendo um diagnostico Disléxico, e vêem-se revendo conceitos e percebendo que, não se trata de um mal que atinge apenas as crianças. Graças a ciência avançada pode-se dizer que hoje o sofrimento deixou de tomar força brutal;
Continuamos infelizmente na inércia, porem se doarmos nosso tempo na descoberta do outro a vida passa a ser mais humanizadora.
A finalidade desta pesquisa é retirar a imagem que um Disléxico não aprende; Ele apenas deve ter um aprendizado diferenciado; é entender a Dislexia como uma dificuldade e não como um conjunto de sinais mórbidos característicos de uma doença.

4 METODOLOGIA

A metodologia a ser utilizada terá o objetivo de demonstrar como será realizada a pesquisa e sua aplicação no projeto.
No caso, a opção básica é a Pesquisa Bibliográfica, que busca entendimento e respostas em livros já editados, pesquisa pela internet, artigos e outras fontes de consulta.
Neste trabalho serão buscadas as informações aplicando a metodologia de pesquisa de forma: qualitativa, descritiva e explicativa.
A leitura do livro DISLEXIA EM QUESTAO de J. Ajuriaguerra e seus Colaboradores ajudará a entrar neste universo pouco divulgado.
Em principio, percebe-se que o tema aprendizagem vai alem do que se imagina e nos leva a analisar vários contextos.
Em alguns artigos poderá ser visto que Dislexia, tema básico do trabalho, não é de fundo patológico, hereditário, mas, para alguns estudiosos, sim.
Dentro desse conflito é que o trabalho se aperfeiçoará e chegará a uma conclusão com base nas pesquisas levantadas.
O objetivo é proporcionar as crianças boas condições de desenvolvimento em seu aprendizado já que um disléxico não é uma criança frágil, que deve ser separada de outras, mas, mantê-las junto com as demais o que poderá servir de estimulo e facilitação no resultado que se objetiva.

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A idéia principal é mostrar que o aluno Disléxico, aprende da mesma forma que os demais, apenas de maneira diferenciada necessitando que seja detectado e aplicado método educativo diferente, mas que chega a resultado igual aos demais.
Ser Disléxico não é algo “anormal” e isso faz com que a sua aprendizagem aconteça diferenciada.
Segundo Emilia Ferreiro dificuldade é: “Primeiramente, se a invenção da escrita alfabética resultou de um processo histórico que envolveu a humanidade por longo tempo, isso nos faz reconhecer como é difícil para a criança perceber com rapidez a natureza da escrita.”

Baseado em pesquisa, pode-se notar que o Desenvolvimento e Estado Cognitivo de Piaget é indispensável. A Dislexia passou a ter explicações louváveis, pelo vinculo da linguagem com a cognição, uma vez que segundo a teoria Piagetiana a aquisição da linguagem são processos do raciocínio da criança, por isso é importante que, quem se interessa pelo estudo sobre dislexia deve estudar sobre linguagem oral e escrita e dar luz as teorias Piagetianas.

Graças essas teorias, não vemos um disléxico como um doente, paciente, e sim alguém com dificuldade na aprendizagem, (complexo).


[...] Todo educador precisa saber os motivos pelos quais a alfabetização não ocorre. Sou contra usar rótulos como alfabetizado e não-alfabetizado, leitor e não-leitor. Quando se trata de conhecimento, não existe o "tudo ou nada". Uma criança que tenha acabado as quatro primeiras séries, apesar de dominar os códigos da língua, pode ter dificuldade em compreender um texto e não estar habituada a estudar. Algumas apresentam resistência a tudo o que se refere à escola por motivos vários. Outras têm mesmo dificuldades e, por não saber superá-las ou não contar com alguém para ajudar, evitam contato com textos. Cada caso exige atenção e tratamento diferentes. ( TEBEROSKY, Ana, 2009)



REFERÊNCIAS


AJURIAGUERRA, J de. A Dislexia em Questão. Artes Medicas, Rio Grande do Sul: Porto Alegre, 1990

Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/debater-opinar-estimulam-leitura-escrita-423497.shtml Acesso em: 05 Set. 2010.

Disponível em: http://pt.shvoong.com/books/1931625-em%C3%ADlia-ferreiro-ana-teberosky/ Acesso em: 05 Set. 2010.

PIAGET, Jean. Epistemologia genética. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
PIAGET, J.. A Construção do Real na Criança. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1974.

2 comentários:

  1. DiH! Amei seu blog!! Seja muito bem vinda ao universo dos blogueiros educacionais... tb tenho um só que de Língua Inglesa. acesse aí
    http:// blogdateachermonica.blogspot.com

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  2. oi Dih é a Dani fico feliz em poder te encontrar bjos foi uma excelente matéria

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