sábado, 17 de setembro de 2011

O Ensino de Filosofia na escola

Podemos iniciar nos perguntando para que Filosofia? Para o Ensino de filosofia é necessário pensar no que ela ajudaria no desenvolvimento do aluno, e qual será sua utilidade na educação.
Costuma-se dar valor as coisas que dão resultado imediato, ou seja, que oferecesse um grau de prestígio. Assim se pode perceber o porquê que ninguém se pergunta sobre a função da ciência, muitos ainda afirmam “ só acredito se a ciência provar”. Parece que o senso comum considera a ciência como algo que busca a verdade mediante o raciocínio lógico, procurando ampliar seu conhecimento e visando atualizá-lo, para se chegar a uma perfeita verdade, ou pelo menos parte dela.
O senso comum considera todas as afirmações acima e não percebe que a filosofia é a busca pela verdade, pelo pensamento teórico e prático. Todos esses questionamentos são filosóficos, premissas da qual a ciência se apossou e produziu seus questionamentos e pesquisas.

Ora, toda essas pretensões das ciências pressupõe que elas acreditam na existência de uma verdade, de procedimentos corretos para bem usar o pensamento, nas tecnologias como aplicação prática de teorias, na racionalidade dos conhecimentos, porque podem ser corrigidas e aperfeiçoados. Verdade, pensamento, procedimentos especiais para conhecer fatos, relação entre teoria e prática, correções e acúmulos de saberes; tudo isso não é ciência, são questões filosóficas... assim, o trabalho das ciências pressupõe, como condição, o trabalho de Filosofia, mesmo que o cientista não seja filosofo. (CHAUI, Marilena, 1996, p.13)


A filosofia é a arte do bem viver, estudando todos os vícios e paixões errôneas do homem, ajuda o ser humano à maneira correta de viver, pois tem a grande missão de conceder aos estudantes a virtude da vida. Ao ser apresentado na escola pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico, pois urge a necessidade de objetivar e proporcionar aos jovens estudantes a busca da sabedoria que lês permita superar o senso comum.

Se abandonar o senso comum a ingenuidade e o preconceito for útil; se não se deixar guiar pela submissão às idéias dominantes e os poderes estabelecido for útil; se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história for útil; se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciências e na política for útil; se dar a cada um de nós e a nossa sociedade os meios para serem consciente de si e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos for útil, então podemos dizer que a filosofia é a mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes ( CHAUI, 1996, p. 18).

Necessário é a construção ativa do senso crítico dos alunos, este é uns dos aspectos básicos que a escola deve fomentar. Sendo assim, o educando deve ser transformando em um agente ativo perante os acontecimentos.
O ensino médio consolidará os conhecimentos do ensino fundamental, e o preparando para o exercício de sua cidadania, se adaptando-se nas mais diversas condições a ele proposto, desenvolvendo assim por fim o sua ética, intelecto e pensamento critico.

Art. 35 o ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades: a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos; a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educado, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade as novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores; o a priora mento do educando como pessoa humana, incluindo uma formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento critico; a compreensão dos fundamentos científicos- tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a pratica, no ensino de cada disciplina (BRASIL, Art. 35 da lei n. 9.394/96).

Sem duvida essa pode ser uma das Funções da filosofia, principalmente no desenvolvimento crítico e ético, mas para isso é necessário pessoas aptas e que estejam dispostas a assumir esta missão que é ensinar filosofia e ensinar o aluno a filosofar, que é o fator principal da Disciplina de Filosofia.
O objetivo principal da educação é a arte de ensinar, garantir o aprimoramento do educando, um processo de desenvolvimento “da capacidade intelectual e moral do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social” ( dicionário virtual Aurélio).
A Educação é uma construção social e a filosofia pode ajudar nesta construção passando do senso comum a reflexão. É Para este processo de construção de conhecimento é indispensável à disciplina de filosofia.

Neste caso, a educação tem como função intrínseca e como papel preponderante, na contribuição que pode dar à transformação social (...) entendida como passagem de uma consciência puramente natural para uma consciência reflexiva, de uma consciência em si para uma consciência para si (...) no sentido de não educarmos “espectadores“, mas “atores” não podem prescindir da filosofia e do ensino de filosofia, que configuram uma contribuição indispensável, nesse processo, para que essa aprendizagem não se faça de maneira servil e passiva mas crítica e coerente, ou seja, ativa. (Alves, 2002, p. 119)


A filosofia ajuda o educando a analisar as raízes das questões, a se relacionar com o mundo de outra maneira, onde ele poderá fazer uma análise dos fatos.
A filosofia na escola ajudará na formação e na capacitação do indivíduo, pois ele terá uma teoria e uma metodologia, sendo assim, capaz de interferir na sua realidade, exercendo de maneira efetiva sua cidadania, participando das discussões sobre vários assuntos, inclusive sobre seu próprio país.
A relevância da disciplina de filosofia está em ensinar os educando a pensarem por si. E não aceitar de maneira passiva as idéias de outros, mas podendo assim refutar argumentos de outras pessoas. O aluno poderá pensar melhor sobre atitudes que irá tomar em cada situação, não mais agindo por impulso, mas como um ser pensante, ou seja, raciocinando sobre seus atos.

Bibliografia

CHAUI, Marilena. convite à filosofia. São Paulo SP: Atica 1996
BRASIL, Ministério da educação e da cultura PCN- Parâmetros curriculares Nacionais: www.mec.gov.br/sed.
ALVES, Dalton José. A filosofia no ensino médio ambigüidades e contradições na LDB. Campinas SP Autores associados, 2002.

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