sábado, 17 de setembro de 2011

A ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autor: Dione Oliver

RESUMO

A finalidade da rotina na Educação Infantil, é de suma importância, uma vez que ela mudará toda uma vida, pois será tocado em hábitos, alimentação, educação de uma maneira profunda, ao estabelecer regras, se olharmos para redor da vida, veremos que o poema traduzido por Pedro Bial,que diz exatamente assim: “Tudo o que realmente eu preciso saber aprendi no jardim de infância”. Pois é a rotina que modela o ser humano, como alimentar, horários. Porém fica uma pergunta; Essa rotina na educação infantil não deve, ou, não deveria começar ou dar continuidade em suas casas?, Uma vez preocupada em não conseguir alcançar meus objetivos, envio um anexo dessa relação rotina na Educação infantil e vida Adulta.

Palavras-chave: Aprender; Organização;Vida.


1 INTRODUÇÃO

E Educação Infantil o primeiro período em que a criança precisa de auxilio pedagógico, como se sabe Peda ( ) , gogia ( ) é uma palavra interessante , com um grande significado em toda uma essência.
No Brasil a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional chama o equipamento Educacional que atende crianças de 0 a 3 anos, o que atende crianças de 4 a 6 anos chama-se Pré-Escola.
Atualmente as crianças da Pré-Escola devem obrigatoriamente estar matriculado no primeiro ano do Ensino Fundamental.
Lei N° 144/2005, foi aprovado pelo senado em 25 de Janeiro de 2006 que declara a duração mínima de 09 anos para o Ensino Fundamental com matricula obrigatória aos 06 anos.
Nos tempos passados o status das crianças eram nulo, eram totalmente dependente do pai, tanto é o absurdo que em tempos passados os filhos eram vendidos. Com a Ascensão da igreja passou a haver mudanças, embora tem sido ainda fazemos parte dessas mudanças.

[...] Quando se fala em educação infantil, obrigatoriamente pensa-se em infância. Época de muitos momentos que passam, uns bons, outros ruins; talvez por terem causado algum trauma e tem também aqueles momentos que foram totalmente esquecidos, perdido na memória. Muitos fatos desses esquecidos aconteceram na escola e que fizeram a criança esquecer parte do seu aprendizado. [...] ( SILVA, Sonia das Graças; 2009)

2 A ORIGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL
Um fator interessante nesta origem é que a Educação Infantil surgiu em caráter de Assistência a Saúde e Prevenção a Vida, nada relacionado ao fator Educacional. Segundo Souza (1986) “[...] A Pré-Escola surgiu da urbana e típica sociedade industrial, não surgiu com fins educativos, mas sim para prestar assistência e não pode ser comparada com a história da Educação Infantil, pois esta, sempre esteve presente em todos os sistemas e períodos educacionais a partir dos gregos [...]” principal preocupação hoje do Estado e que nossas crianças sejam alfabetizadas.
O Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990, Lei N° 8.069/1990 Art. 54 diz: “È dever de o Estado assegurar à criança e ao adolescente... Parágrafo IV: Atendimento em Creches e Pré-Escolas as crianças de 0 a 6 anos de idade.
Saber que não estamos ilhados, com tanta responsabilidade diante de nossos futuros governantes, nos dá bases solidas para continuar a caminhada, as famílias tem o direito e o Estado o dever, está já é considerada uma conquista, hoje pode-se explorar o máximo do assunto alfabetização assim como um projeto pedagógico.
A LDB 9.394/96 foi a primeira a incluir a Educação Infantil, a quem diz infelizmente, porem existe os que defendem a causa por esta lei ainda não esta sendo obrigatória, essa lei garante a primeira parte da Educação Básica.
Trabalhar com leis nos apoiando, direcionando, conduzindo-nos faz a diferença o profissional se sente seguro e motivado a trabalhar e aceitar as modificações. “Afinal um dia a gente aprende” (SHAKSPEARE, Willian).

3 EDUCAÇÃO INFANTIL E A INFÂNCIA

E Porque não dizer que a Educação Infantil e a Infância são elos? Uma vez que o aprendizado e o carinho que adquirimos nesta tenra idade de 0 a 6 anos é que faz a diferença em toda uma vida. Pois são informações e que acompanhará o individuo, e a educação é fundamental no desenvolvimento da cidadania.
ROUSSEAU diz: “ É preciso repensar seriamente no significado da infância, que por sua vez deve ser educada a partir do nascimento; pois trata-se da formação do ser humano”, deve-se comprometer-se a essa proposta todos que ousam assumir a missão de educar uma criança, seja pais, professores, padrinhos, tutores.
Diante disso é indispensável pensar sobre estrutura desde predial e emocional do ambiente escolar, que deve dar conforto, para que o professor possa realizar teus planejamentos e projetos, isso visando sempre uma educação saudável e diferenciada aos infantos.
Educação/infância deve haver processos culturais para que haja respeito mutuo , que perante a sociedade tornemos cidadãos praticando a cidadania,é preciso propiciar possibilidades em bases sólidas.
A Educação Infantil e a infância sempre foi reconhecida como uma etapa da vida que merece atenção, respeito, trabalho, como dito anteriormente é a fase onde o individuo é moldado. Muitas coisas existem em nossas lembranças que trouxemos da escola e jamais serão apagadas, geralmente é na escola que obtemos respostas, junto com as lembranças vem a infância onde planeja-se, sonha, idealiza sempre um futuro promissor, tudo para alcançar a tal felicidade.
Em alguns séculos anteriores a Educação Infantil era para atender os pobres e abandonados, onde os pais ue

4 EDUCAÇÃO INFANTIL E A INFÂNCIA

É uma habilidade referente a realização de grupos ou separação de objetos, isso estimula a criança a ver ordem em seu mundo, a pensar sozinha, a fazer suas próprias conclusões. Classificar é essencial no estudo dos seres vivos.

3.2 ANALISAR

É a forma em que pode entender melhor sobre o que está aprendendo, ou seja, analisando pode- se dividir o conteúdo em partes para conhecê-lo melhor. É essencial para adquirir soluções de problemas ou na elaboração de questões sobre o que é observado.

3.3 COMPARAR

É a oportunidade que os alunos tem de imaginar, observar diferenças e semelhanças. Conseguem definir o que está no presente e o que esteve no passado, em forma de comparação. Estimulando assim sua sensibilidade para futuras observações.

3.4 DECIDIR

Revela ao aluno o que deve ser feito, composto de valores, análises e respostas de questões problemáticas, respostas essas que decifram o que deve ser feito e o por que. Se esse conteúdo for feito de forma correta, ou seja, for discutido livremente em sala de aula, os alunos podem criar valores para o resto da vida, valores que mudam o seu dia- a- dia, e o tornam um ser humano melhor.

Ao falar sobre atitudes dos professores vê-se a necessidade de incluir esses conteúdos. Não foram todos os conteúdos citados, porém foram destacados os mais importantes e indispensáveis.

4 CONCLUSÃO

Chamou a minha atenção para as tendências atuais. Por ser uma determinação que todos os professores devem ser graduados, professor virou produto de luxo.Alguns entram em faculdades apenas para obter seu “diploma”, e deixa a desejar em sua competência. Dedicar aos estudos?Será? Quem perde por isso senão nós mesmos?Que qualidade de professores teremos daqui uns 10-15 anos? São coisas que não devem deixar de serem citadas.

Trabalhar com conteúdos conceituais, procedimentais e atitudionais valorizam a vida , facilita o aprendizado, a explicação; traz conhecimento científico e dá inovação. O aluno sai daquela posição carteira / quadro negro, para dar realidade, tocar, sentir o conteúdo em sala aplicado. Projetos pedagógicos O estudo da Macroeconomia dá ênfase a questões de curto prazo ou conjunturais, relacionadas com o nível de atividade, de emprego e de como ecologia, biosfera, cadeia alimentar entre outros desenvolve no aluno um bom senso em relação aos ciclos vitais e valorização ao meio em que se vive, aprender e crescer.

Diante dos conteúdos procedimentais o fazer visitas em parques, museus, oficinas de reciclagem promove vida, estimula o fazer. Trata-se de um elo – uma corrente entre esses contextos: CONCEITUAIS = PROCEDIMENTAIS = ATITUDIONAIS; um leva ao outro finalizando com expressões de idéias e respeito mútuo. Juntos desenvolverão ( os alunos) uma consciência sobre o preservar da natureza, participação e conscientização. Tudo isso faz com que o aluno se prepare para viver em uma sociedade, sua aprendizagem passa a ser consciente e sistematizado. Trabalhar com conhecimento prévio é muito importante para a Educação.

6 REFERÊNCIAS

CARRACHER, Terezinha Nunes. O método Clínico: usando os exames de Piaget. São Paulo: Cortez, 5ª Edição, 1998.

FND, Ciência hoje das crianças Julho de 2001

PCN – Parâmetros Curriculares Naturais – Ciências naturais . Brasília, 1998

ZABALA, Antoni. Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula . Artmed, 2ª Edição

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